Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Resolução do CNJ permite que inventário em cartório tenha responsável nomeado por escritura pública

    Publicado por Karen Vieira
    há 2 anos

    Já em vigor, a Resolução 452/2022 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ permite a nomeação de inventariante por escritura pública, diretamente no cartório. Para facilitar a emissão de inventários extrajudiciais, meeiros e herdeiros poderão nomear um inventariante que fará o levantamento de dívidas e bens.

    O texto altera o artigo 11 da Resolução CNJ 35/2007, que disciplina a lavratura dos atos notariais relacionados a inventário, partilha, separação consensual, divórcio consensual e extinção consensual de união estável por via administrativa, permitindo a nomeação de um inventariante. O regulamento permite que essa nomeação seja feita sem necessariamente seguir a ordem estabelecida no artigo 617 do Código de Processo Civil.

    A presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira de Barros, entende que uma das maiores dificuldades dos cidadãos era a reunião e organização de todos os herdeiros para coletar informações bancárias do falecido. Para a especialista, a novidade reforça a desburocratização.

    Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Maria Paula Cassioni Rossi, a norma flexibiliza as soluções que não precisam da atuação de juízes. "A nomeação de inventariante por escritura pública viabiliza o início das providências concernentes ao processo sucessório, tais como a coleta de informações bancárias e fiscais. Viabiliza, ainda, o levantamento de quantias destinadas à quitação dos tributos e emolumentos do próprio inventário, otimizando a tramitação."

    Fonte:Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do ConJur)

    • Publicações8
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resolucao-do-cnj-permite-que-inventario-em-cartorio-tenha-responsavel-nomeado-por-escritura-publica/1524657386

    Informações relacionadas

    CS Advocacia, Advogado
    Artigosano passado

    Como levantar quantias em contas bancárias deixadas pelo falecido no inventário extrajudicial?

    Joyce Coracy, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A Resolução 452/2022 do Conselho Nacional de Justiça e a possibilidade de realizar levantamento de valores no inventário extrajudicial

    Bravo Godoy Perroni Advocacia, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Nova resolução do CNJ impõe mudanças nos procedimentos de inventários extrajudiciais

    Priscila Gales , Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Escritura de inventariante

    Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Quem deve ser o inventariante no processo de inventário e partilha?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)