Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Lei Henry Borel

Sancionada a Lei 14.344/22, que cria mecanismos legais para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.

Publicado por Karen Vieira
há 2 anos

Na última terça-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/22 que estabelece meios jurídicos de prevenção a combate à violência doméstica e familiar para crianças é adolescentes. Batizada de Henry Borel, em referência ao menino de 4 anos, assassinado no apartamento onde morava com a mãe é o padrasto, na Cidade do Rio de Janeiro. A norma trouxe importantes inovações no ECA, no Código penal, na Lei de Execução Penal é na Lei de Crimes Hediondos.

Reconhecida como uma forma de violação dos Direitos Humanos, a violência praticada contra crianças e adolescentes passa a ter um tratamento mais rigoroso, como na possibilidade de aplicação das medidas protetivas de urgência, nos procedimentos policiais e legais e de assistência médica e social, que se assemelham muito com a Lei Maria da Penha.

Outro ponto importante da referida lei, é a criminalização conduta omissiva de quem, presencie ou tendo conhecimento a existência de qualquer ato de violência, deixa de comunicar ao conselho tutelar ou à autoridade policial, ou mesmo pelo disque 100 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Vale ressaltar que homicídio praticado contra menor de 14 anos passa a ser hediondo é qualificado, o que leva uma série de implicações legais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.


  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-henry-borel/1516301150

Informações relacionadas

Bianca Petri, Juiz de Direito
Notíciashá 2 anos

Lei Henry Borel

Cassilda Santiago Dallagnolo, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Especificação de provas no Processo Civil

Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 2 anos

Lei Henry Borel (Lei 14.344/22) - Principais Aspectos

Pierre Reis, Estudante de Direito
Artigosmês passado

Direito da Criança e do Adolescente: conheça as “penas” aplicáveis aos "menores infratores".

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

O funcionalismo sistêmico de Günther Jakobs

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)